18 de fevereiro de 2009

O Vento

Competência: Desenvolver competências específicas de compreensão de poemas.
Actividades - Identificação de vivências sensoriais evocadas pelo poema: A partir do título do texto "O Vento", registo no quadro das opiniões dos alunos sobre o que é o vento; Em grupos, leitura do texto e registo em quadro das sensações auditivas, tácteis, visuais, olfactivas e de gosto/paladar; Apresentação à turma e complemento dos respectivos quadros; Eplorar o ritmo e sonoridade da língua.

O Vento


Por mais que tente, o vento
não consegue adormecer
se não tiver nada para ler.
Seja uma folha de tília,
de bambu ou buganvília.


É por isso que o vento
arrasta folhas consigo,
até encontrar um abrigo,
onde possa adormecer.
- arrastou até a folha,
onde eu estava a escrever!


Jorge Sousa Braga, Herbário, Lisboa, Assírio e Alvim, 2002
.
Act. - Evocação, em pequenos grupos, de sensações provocadas pelo vento e apresentação à turma.
.



Sem comentários: