Competência: Sensibilizar para aspectos formais da construção do poema.
Actividades - Partindo do texto "A pulguinha dançarina", explorar o ritmo e as sonoridades da língua: Após a leitura, analisar com os alunos, no quadro, as rimas do poema; Consruir um poema em acróstico, partindo do nome de um aluno; Resolução de palavras cruzadas, partindo de palavras do texto.
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A pulguinha dançarina
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Uma menina tinha um cão que tinha
Uma pulga no focinho.
O nome da menina era Gisela.
O cão chama-se Piloto.
Só a pulguinha
não tinha
um nome
que fosse pequenino como ela.
Quando a menina cantava
e o cão Piloto ladrava
a pulguinha
que havia de fazer ela?
Como não cantava nem ladrava
a pulguinha
dava pulos e dançava.
Foi por isso que a menina
mais o cão dela que tinha
uma pulga no focinho
que dava pulos, dançava
apesar de pequenina
lhe puseram
o nome de dançarina.
Uma pulga no focinho.
O nome da menina era Gisela.
O cão chama-se Piloto.
Só a pulguinha
não tinha
um nome
que fosse pequenino como ela.
Quando a menina cantava
e o cão Piloto ladrava
a pulguinha
que havia de fazer ela?
Como não cantava nem ladrava
a pulguinha
dava pulos e dançava.
Foi por isso que a menina
mais o cão dela que tinha
uma pulga no focinho
que dava pulos, dançava
apesar de pequenina
lhe puseram
o nome de dançarina.
António José Forte, in Catarina Ferreira, Brincar também é poesia,
Plátano Editora, 1987.
1 - O nosso acróstico.
Rita catita bacalhau batata frita
Ia estudar à escola
Tinha de usar a cola
Andava sempre a fazer fita.
2 - Vamos fazer palavras cruzadas e jogar às rimas.



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