18 de março de 2009

A noite acordou

Competência: Desenvolver processos básicos de compreensão da leitura.
Actividades: Exercícios de avaliação de processos integrativos e macroprocessos.


A noite acordou


A Noite acordou. Ainda com os olhos ensonados, olhou pela janela para ver o tempo que fazia.
As nuvens grossas e cinzentas tapavam o céu e a Lua, de tanto estar acordada, adormeceu profundamente.
Com aquele tempo, a Noite escolheu o vestido mais negro que tinha.
Sim, não julguem que a Noite é uma pobretana qualquer.
Se ela nos deixasse ver o seu guarda-roupa, ficaríamos deslumbrados com a variedade de tons de negro dos seus vestidos. Eu, que já lá entrei, vi, com uns olhos emprestados por uma candeia, os lindos vestidos que a Noite usava. Ao todo eram sete e cada um tinha um tom negro diferente:
negro-azulado, escuro- enluarado, breu-estrelado, preto-raiado de luz, enfarruscado-cinzento, pardo-madrugada e negro-sombrio.
Antes de sair de casa, a Noite foi ver-se ao espelho de um lago de águas serenas, para ver como lhe ficava o vestido. Mirou-se e remirou-se. Estava bonita. O vestido negro-carvão assentava-lhe bem nos seus ombros arredondados. A Noite olhava e tornava a olhar para si e não se cansava de dizer baixinho:
- Que linda que sou! Que linda que sou!


José Vaz, Quando os olhos da Noite mudaram de sítio,
Livraria Arnado, Colecção Barquinhos de Papel (excerto).



Act. I - Inferir relações.

a) - Já leste o texto? Então responde:



b) - O texto tem palavras novas.

Act. II - Resumir.

a) - Resume o texto em três partes respeitando o seguinte quadro:


Act. III - Identificar a ideia principal.

a) - Repara no título do texto. Agora...
Act. IV - Compreender referentes.
a) - Repara nas palavras destacadas a vermelho e responde:

Sem comentários: